Tipos de empréstimos: quais são as melhores opções?

O empréstimo pode ser uma ótima opção para o seu planejamento financeiro. Conheça neste artigo, os diferentes tipos de crédito pessoal e suas vantagens.



Anúncios



Anúncios

Tipos de empréstimos

tipos de empréstimo

Se você quer conhecer quais são os principais tipos de empréstimos, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos destacar as características de cada um, como funcionam, vantagens e desvantagens.

O empréstimo pode ser uma ótima opção para o seu planejamento financeiro. No entanto, é importante ter cuidado para não prejudicar o bolso. 

Antes de tomar essa importante decisão, conheça abaixo algumas alternativas interessantes disponíveis no mercado. 

Empréstimo pessoal 

Conhecido também como crédito pessoal, o empréstimo pessoal é uma das opções mais populares do mercado. Ele é oferecido por diversos bancos e cada alternativa tem as suas normas, prazos e taxas. É fundamental fazer uma boa pesquisa, pois os valores variam de instituição para instituição. 



Anúncios



Anúncios

Em grande parte dos casos, a quantia emprestada não tem ligação com nenhum tipo de produto. Portanto, você pode utilizá-lo para cumprir vários objetivos, como quitar dívidas com juros maiores, comprar uma casa própria, abrir um negócio, casar ou fazer a viagem dos seus sonhos. 

Antes de solicitar um empréstimo, faça uma simulação para descobrir se os valores estão de acordo com o seu planejamento financeiro.

Nunca é demais lembrar que os juros do empréstimo pessoal são bastante altos, uma vez que o risco de inadimplência é maior, pois o consumidor não dá uma garantia de pagamento para o banco. 



Anúncios

Empréstimo pessoal com garantia 

Grande parte das pessoas têm dificuldades para distinguir o empréstimo com garantia e o empréstimo pessoal. Apesar de terem características bastante parecidas, a principal diferença entre eles é que na primeira opção o consumidor entrega para o banco um determinado tipo de bem.

Ele funciona como uma forma de garantia. Caso o consumidor não pague o empréstimo, o cliente perde o seu bem. 

Sabemos do risco que existe nesse tipo de empréstimo. Porém, você consegue taxas de juros menores e mais limites de créditos. Antes de solicitá-lo, analise com cuidado todos os prós e contras para tomar a melhor decisão. 

É possível colocar vários tipos de bens como garantia, entre os quais: apartamento, carro, moto e casa. 

Cheque especial 

Grande parte das pessoas não sabe, mas o cheque especial é um tipo de empréstimo. Ele é um limite de crédito pré-aprovado que está conectado a sua conta bancária. 

Funciona assim: quando o saldo do cliente fica negativo, ele é contratado automaticamente. Não é necessário a aprovação do consumidor ou qualquer outro tipo de assinatura. 

Aqui, vale um alerta importante. Os juros do cheque especial alteram de acordo com o tempo. Então, quanto antes a situação for regularizada, melhor para o seu bolso. 



Anúncios

Veja mais sobre empréstimo em: 

Empréstimo consignado 

Trata-se de um tipo de empréstimo em que o valor da parcela é descontado diretamente na folha de pagamento do cliente. Ele não é liberado para todas as pessoas. Podem solicitar o empréstimo consignado os beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas credenciadas. 

Esse tipo de empréstimo é classificado como uma opção de baixo risco, uma vez que não há inadimplência. Uma das principais vantagens do empréstimo consignado é que os juros estão entre os mais baixos do mercado. 

No entanto, antes de solicitá-lo, é importante ter atenção com alguns detalhes. O valor do empréstimo, por exemplo, não pode ser superior a 30% do salário. Além disso, é importante autorizar o desconto em folha no momento da contratação. 

Ao contrário das outras opções disponíveis no mercado, o cliente não consegue antecipar as parcelas do empréstimo. 


Após descobrir quais são os principais tipos de empréstimos, conheça mais detalhes da Empréstimo Sim. Ela oferece as melhores opções para o consumidor quando o assunto é empréstimo pessoal com garantia de moto, empréstimo pessoal com garantia de carro e empréstimo pessoal sem garantias