É possível cancelar transações do Pix? Descubra!

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que deve mudar a forma de como lidar com o dinheiro. Mas a dúvida, possível cancelar transação? Confira.

Publicidade
Anúncios

É possível cancelar transações do Pix?

PIX CANCELAMENTO

As transações do Pix ainda geram muitas dúvidas entre os leitores. Hoje, vamos esclarecer um questionamento comum: é possível cancelar transação após a confirmação do processo?  

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que promete mudar a forma como os consumidores lidam com o dinheiro. Desenvolvido pelo Banco Central (BC), ele começa as operações no dia 16 de novembro de 2020. 

Para aproveitar o serviço da melhor forma, vamos esclarecer essa dúvida bastante importante. 

Vamos lá? 

Anúncios
Publicidade

É possível cancelar uma transação do Pix? 

Uma transação no Pix pode ser anulada ou modificada antes de confirmar a operação financeira. Quando o processo é concluído, a devolução do dinheiro é autorizada pelo sistema. No entanto, somente o destinatário (a pessoa que recebeu o dinheiro) fizer o pedido. 

A situação, até o momento, será diferente nas compras virtuais. Ao adquirir um produto, a devolução automática do dinheiro não está autorizada. O lado positivo é que o Banco Central ainda está procurando formas de resolver esse problema, pois ele pode trazer prejuízos no mundo virtual. 

Publicidade

Para evitar problemas, recomendamos solicitar os dados do fornecedor antes de concluir o pedido, como o CNPJ. Outra dica interessante é evitar comprar produtos de valores altos com o Pix. Nessa lista, encontra-se: geladeira, televisão, videogame, móveis para a casa, entre outros. 

É fundamental deixar claro que o Banco Central também precisa explicar ainda quem será o responsável quando o cliente precisar de alguma indenização. Isso ocorre porque o sistema do Pix tem várias pessoas envolvidas. Para se ter uma ideia, uma simples operação pode ter uma instituição financeira (banco) e um varejista (loja). 

Apesar de todas as dúvidas, o Pix continua sendo uma ótima alternativa se comparado ao TED e DOC. As operações financeiras podem ser feitas em menos de dez segundos. O serviço funciona não só em dias úteis, mas também nos finais de semana e feriados. 

O que fazer? 

Publicidade

Antes de fazer uma compra pela internet, fique atento ao nosso checklist para que o processo seja concluído com sucesso. 

  • Lembre-se de pedir os dados da loja virtual, como o CNPJ; 
  • Se o responsável pela venda for um pequeno empresário, solicite o CPF. Isso é muito importante porque ajuda na identificação, caso seja necessário recorrer à justiça;  
  • Se for comprar produtos com valores altos, evite o Pix. Recorra ao velho e bom cartão de crédito.

Veja o que você precisa saber sobre o Pix: 

O Santander, o Bradesco e o PagSeguro são as melhores instituições financeiras para fazer o cadastro no Pix. Para se ter uma ideia, ao cadastrar as suas chaves no Santander, o cliente pode concorrer a um prêmio de um milhão de reais. 

Publicidade


Após descobrir como funciona as transações do Pix, acesse esse artigo e conheça como funciona o Pix no Santander.