É possível cancelar transações do Pix? Descubra!

Pix
Pix – Imagem: Reprodução / Internet
Publicidade

As transações do Pix ainda geram muitas dúvidas entre os leitores. Hoje, vamos esclarecer um questionamento comum: é possível cancelar transação após a confirmação do processo?  

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que promete mudar a forma como os consumidores lidam com o dinheiro. Desenvolvido pelo Banco Central (BC), ele começa as operações no dia 16 de novembro de 2020. 

Para aproveitar o serviço da melhor forma, vamos esclarecer essa dúvida bastante importante. 

Vamos lá? 

É possível cancelar uma transação do Pix? 

Uma transação no Pix pode ser anulada ou modificada antes de confirmar a operação financeira. Quando o processo é concluído, a devolução do dinheiro é autorizada pelo sistema. No entanto, somente o destinatário (a pessoa que recebeu o dinheiro) fizer o pedido. 

Publicidade

A situação, até o momento, será diferente nas compras virtuais. Ao adquirir um produto, a devolução automática do dinheiro não está autorizada. O lado positivo é que o Banco Central ainda está procurando formas de resolver esse problema, pois ele pode trazer prejuízos no mundo virtual. 

Para evitar problemas, recomendamos solicitar os dados do fornecedor antes de concluir o pedido, como o CNPJ. Outra dica interessante é evitar comprar produtos de valores altos com o Pix. Nessa lista, encontra-se: geladeira, televisão, videogame, móveis para a casa, entre outros. 

Publicidade

É fundamental deixar claro que o Banco Central também precisa explicar ainda quem será o responsável quando o cliente precisar de alguma indenização. Isso ocorre porque o sistema do Pix tem várias pessoas envolvidas. Para se ter uma ideia, uma simples operação pode ter uma instituição financeira (banco) e um varejista (loja). 

Publicidade

Apesar de todas as dúvidas, o Pix continua sendo uma ótima alternativa se comparado ao TED e DOC. As operações financeiras podem ser feitas em menos de dez segundos. O serviço funciona não só em dias úteis, mas também nos finais de semana e feriados. 

O que fazer? 

Antes de fazer uma compra pela internet, fique atento ao nosso checklist para que o processo seja concluído com sucesso. 

  • Lembre-se de pedir os dados da loja virtual, como o CNPJ; 
  • Se o responsável pela venda for um pequeno empresário, solicite o CPF. Isso é muito importante porque ajuda na identificação, caso seja necessário recorrer à justiça;  
  • Se for comprar produtos com valores altos, evite o Pix. Recorra ao velho e bom cartão de crédito.

Veja o que você precisa saber sobre o Pix: 

Como cadastrar a chave do Pix no Caixa Tem? Descubra neste artigo!

Pix no Santander: cadastre e concorra a um milhão de reais

3 exemplos de como o Pix vai mudar a sua vida!

Publicidade

O Santander, o Bradesco e o PagSeguro são as melhores instituições financeiras para fazer o cadastro no Pix. Para se ter uma ideia, ao cadastrar as suas chaves no Santander, o cliente pode concorrer a um prêmio de um milhão de reais. 

Publicidade


Após descobrir como funciona as transações do Pix, acesse esse artigo e conheça como funciona o Pix no Santander.

Publicidade
Cartões Bradesco

Cartões do Bradesco: 4 opções para rendas de até 2 mil reais

Nubank

Nubank lidera registro na chave do Pix. E você, já fez a sua?