Posso abandonar o banco tradicional e migrar para um banco digital?

Vale a pena transferir todas suas finanças de uma conta tradicional para uma 100% digital? Neste artigo ajudamos você a avaliar qual a melhor escolha para sua vida financeira.

Publicidade
Publicidade

Banco tradicional e banco digital

migrar para um banco digital

Há alguns anos estamos vivendo uma profunda mudança em nossas vidas em relação aos meios de pagamentos.

As contas tradicionais estão dando cada vez mais lugar às contas digitais. Até porque elas parecem boas demais para ser verdade, não é mesmo?

Afinal, você não paga tarifa de mensalidade, taxa de anuidade, e ainda consegue controlar todo seu dinheiro pelo celular, de qualquer lugar que estiver.

Sem contar que não tem aquele gerente querendo te oferecer produtos. Mas, apesar de todos os benefícios, vale a pena abandonar a conta tradicional?

Anúncios
Publicidade

Entendendo o que é o banco digital

Antes de falar se vale a pena abandonar o banco tradicional para ficar só com o banco digital, precisamos entender um pouco melhor como funcionam esses bancos.

Normalmente, você abre uma conta em um banco digital sem precisar sair de casa. E uma vez com a conta aberta você pode fazer praticamente tudo por ela.

Publicidade

Ou seja, dá para pagar boletos, fazer transferências via TED, receber salário, fazer investimentos, depositar, sacar dinheiro e até mesmo recarregar o celular.

Além disso, a grande maioria das contas digitais oferecem um cartão que pode ser de débito ou crédito sem nenhuma taxa de anuidade.

Sem contar que grande parte dos bancos digitais também oferecem um atendimento personalizado 24 horas por dia. É tudo muito bom para ser verdade.

Publicidade

Mas, antes de abandonar de vez o seu banco tradicional, é preciso tomar alguns cuidados para que a decisão não seja precipitada.

Migrar para um banco digital de forma gradual

O ideal é que você faça a migração de maneira gradual. Ou seja, abra uma conta digital e vá mudando aos poucos a sua movimentação para ela.

Até porque, você vai precisar ver como essa instituição costuma resolver o seu problema, e se você realmente consegue se adaptar nesse mundo 100% virtual.

Publicidade

Afinal, quando surgir algum problema você não terá um gerente para recorrer. Além disso, não terá como ir a alguma agência para resolver esse problema.

Por isso, o ideal é ir fazendo a transação gradualmente. Sem contar que os saques em um banco digital acontecem somente por meio da rede Banco24Horas.

E essas operações possuem um custo um pouco salgado. Dessa maneira, para quem opera um banco digital o ideal é evitar usar o dinheiro físico.


Veja também:


Pesquise sobre alguns bancos antes de decidir

Um outro ponto importante que você precisa observar antes de abrir uma conta digital é em relação à credibilidade da instituição. Principalmente se você for investir dinheiro.

Por isso, converse com amigos, procure saber como essa instituição resolve problemas, se ela realmente é uma instituição séria. Enfim, não saia simplesmente abrindo a conta.

Publicidade

Isso vai ajudar você inclusive no processo de transição. Ah, e não esqueça de ver os serviços que a conta geralmente oferece.

Publicidade

Pois existem bancos digitais que oferecem transferências via TED gratuitamente, mas tem outros bancos que limitam a quantidade desse serviço.

Se possível tenha mais do que uma conta digital

Por fim, se você ver que realmente consegue viver sem um banco tradicional, considere ter mais do que uma conta digital. Afinal, elas não possuem custo mesmo.

Isso ajuda a minimizar o risco se você estiver com dinheiro guardado, e também evita aborrecimentos se precisar de algum atendimento.

Atualmente, os bancos digitais mais conhecidos são o Nubank, Banco Inter e C6 Bank. Em todos eles você não paga mensalidade e ainda pode ter um cartão de crédito.

Em resumo, a tendência é que a digitalização do setor bancário seja cada vez maior. Mas, precisamos de um tempo para fazer essa adaptação.

Publicidade

E você, o que acha dessa transformação digital? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.