Vale a pena tomar um empréstimo consignado? Entenda!

As contas de início do ano podem apertar o orçamento doméstico, e o empréstimo pessoal pode se fazer necessário. Saiba como solucionar esse problema.

Publicidade
Publicidade

Empréstimo consignado

Empréstimo consignado

Vai faltar dinheiro para pagar as contas nesse começo de ano? Quer saber se vale a pena tomar um empréstimo consignado?

Começo do ano não é fácil para ninguém. É IPVA, matrícula escolar, IPTU, material escolar. Sem contar as prestações adquiridas no Natal.

Diante de tantas contas que se avolumam ficamos desesperados e o que nos resta é tomar um empréstimo pessoal para colocar as contas em ordem.

Mas, qual empréstimo tomar? É melhor um empréstimo com garantia ou um empréstimo consignado? Quer saber? Vem com a gente neste artigo.

Anúncios
Publicidade

Empréstimo pessoal vale a pena?

No começo do ano é comum a gente passar aperto. Afinal, é uma época que temos mais contas do que o normal.

Porém, o que vai determinar nossa saúde financeira para o resto do ano é a forma como conduzimos nosso endividamento no começo do ano. E por isso é preciso ter cuidado.

Publicidade

Imagine que você não vá conseguir pagar R$ 2 mil de contas em janeiro. Se você se desesperar e entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão, irá pagar quase o dobro desse valor no meio do ano.

Dentro de um ano, o seu endividamento será tamanho, que você não terá mais condições de pagá-lo. Por isso, é importante planejar o seu endividamento.

Quando comparado ao rotativo do cartão e aos juros do cheque especial, o empréstimo pessoal é uma boa opção para nos livrar do aperto.

Publicidade

Mas, é importante avaliar muito bem, pois existem diversas maneiras de tomar um empréstimo pessoal, e isso impacta diretamente nos juros.


Veja também:


O empréstimo pessoal sem garantia

A forma mais fácil de tomar um empréstimo pessoal é sem garantia. Alguns bancos, inclusive, oferecem um crédito pré-aprovado para seus clientes.

Publicidade

Porém, apesar da facilidade, essa também é a modalidade com juros mais elevados quando o assunto é crédito pessoal.

Em alguns casos, o empréstimo pessoal sem garantia chega a ter taxa de até 6% ao mês. Sendo assim, é fundamental fazer um bom comparativo antes da contratação.

Além disso, se você tem um carro ou uma moto quitados, é importante considerar a possibilidade de tomar um empréstimo com garantia, que terá uma taxa de juros mais atraente, e prazos mais estendidos.

O empréstimo pessoal com garantia

O empréstimo com garantia já é uma modalidade que está se difundindo no Brasil. Nela, você coloca um carro ou uma moto em garantia para conseguir o crédito.

Dessa forma, você consegue tomar um empréstimo em 60% ou até 80% do valor do veículo, com juros menores e prazos maiores de pagamento.

Isso acontece porque o risco do banco diminui, afinal, se você não pagar, o seu bem pode ser penhorado. Portanto, é imprescindível um bom planejamento.

Publicidade

Mas, como você terá mais prazo e pagará menos juros, nessa modalidade ficará mais fácil de sair do sufoco.

Empréstimo consignado para o começo de ano

Publicidade

Por fim, uma das melhores opções para emprestar dinheiro é o empréstimo consignado. Afinal, não há necessidade de ter bem em garantia e os juros são ainda melhores.

Em alguns casos, o prazo de pagamento chega em até 84 meses para pagar, com taxas de juros de até 0,99% ao mês.

Além disso, por ser um empréstimo consignado, o valor das parcelas é abatido diretamente na folha de pagamento, não correndo o risco de você atrasar.

A única desvantagem é que essa modalidade no Brasil é mais voltada para funcionários públicos civis e militares, aposentados e pensionistas do INSS.

Assim sendo, funcionários da iniciativa privada possuem um pouco mais de dificuldade de acessar essa linha de financiamento.

Publicidade

Mas, se você se enquadra nesse perfil, essa é uma excelente opção para sair do sufoco no começo do ano. Inclusive, o BMG e o Banco Pan possuem boas linhas de crédito consignado.

CARTÃO BANCO PAN
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO PAN

CASHBACK
 
SEM ANUIDADE
Use mais, pague menos e controle tudo pelo App
Você permanecerá no site atual

Agora que você já sabe a melhor forma de se endividar no começo de ano, é só planejar as suas contas. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.