Startups nordestinas

O Brasil sempre foi um país de empreendedores. Afinal, aqui é um verdadeiro prato cheio para o empreendedorismo. A criatividade do nosso povo, aliada a necessidade de se manter faz com que boas ideias surjam constantemente.
Não é à toa que no 1º semestre de 2021 as startups brasileiras bateram recorde histórico de investimentos, com um volume aportado ultrapassando 45% do total investido durante todo o ano de 2020.
Esse aumento nos investimentos vem fortalecer cada vez mais o empreendedorismo no país, uma vez que possibilita aos empreendedores terem capital para contratar mão-de-obra e investir na empresa em sua fase inicial.
Por que as startups estão crescendo tanto?
De uns anos para cá, estamos observando um crescimento bastante expressivo no número de startups no Brasil. Isso acontece por diversos motivos, sendo que um deles é a própria criatividade do brasileiro falando mais alto.
Além disso, há um velho ditado que diz “a ocasião faz o ladrão”. Isso quer dizer que a própria crise causada pela pandemia de Covid-19 pode ter sido um fator impulsionador para o crescimento no número de startups.
Até porque, muita gente se viu sem renda de uma hora para outra. Isso forçou diversos brasileiros a buscarem novas opções para conseguir renda. E nessa busca por alternativas, surgem ideias que se tornam negócios.
Quando essas ideias encontram viabilidade econômica, é criada uma startup. Inclusive, quando a ideia é realmente boa, é muito mais fácil conseguir aportes de investimento que possibilitam o crescimento expressivo do negócio.
Veja também:
- Como funciona o parcelamento no cartão de Crédito
- Pagamento por aproximação: saiba como evitar fraudes!
- Samsung e Mastercard desenvolvem cartão com leitor de digitais
Ecossistema de inovação brasileiro ganha destaque internacional
Diante desse cenário, o ecossistema de inovação brasileiro vem ganhando destaque no cenário internacional. De acordo com um material publicado pelo portal internacional Rest of World, uma das regiões que mais se destaca é o Nordeste.
Só para ter uma ideia, Recife está entre as 6 cidades do mundo que lideram a construção do futuro da indústria de TI. Portanto, a capital pernambucana não é destaque só no Brasil, mas também no mundo todo.
Segundo a Associação Brasileira de Startups (AbStartups), o Nordeste já conta com um total de 1171 startups. Por isso, a região vem chamando a atenção internacional pela sua capacidade de criação e inovação.
Startups nordestinas que fazem a diferença
Dentre as startups nordestinas que estão fazendo a diferença está a Even3 que simplifica a organização de eventos online. Ela recebeu um aporte de R$ 4 milhões do fundo DOMO Invest, do programa de aceleração mineiro Seed e de anjos como Guilherme Moura.
A empresa foi criada por três amigos em Recife que são cientistas da computação, Leandro Reinaux, Renato Cruz e Cláusio Barbosa. Para se ter uma base, há um ano aproximadamente a empresa era responsável apenas por arranjos de simpósio, cursos e conferências presenciais para professores e alunos de diversas universidades do país.
No entanto, com a chegada da pandemia a empresa praticamente se reinventou e passou a atuar em 3 frentes. Uma é a Even3 Eventos que tem foco em congressos, simpósios, cursos, webinars e conferências.
Outra frente é a Even3 Publicações que é voltada para a veiculação de TCC, livros e revistas como alternativa às editoras tradicionais. E a última frente é a Even3 Empresas que permite às organizações de ensino realizarem eventos em um ambiente personalizado com as características das marcas e companhias e integrados à sistemas de captação de leads.
Uma outra startup nordestina que também chama a atenção é a Kalea, que funciona como uma assessoria digital de crédito para empresas. Ela lançou o seu MVP no início deste ano e o seu grande diferencial é o uso da inteligência artificial para o empoderamento das empresas. Interessante, não?
Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.