Quais são as vantagens de ser MEI? Descubra!

Você conhece os benefícios de ser um microempreendedor? Veja quais são as vantagens do MEI e quais são os impactos que ele traz para a nossa rotina profissional.

Publicidade
Anúncios

As vantagens de ser MEI

VANTAGEM MEI

O número de profissionais autônomos cresceu em nosso país. Por isso, a sigla MEI (Microempreendedor Individual) é visualizada com bastante frequência nos meios de comunicação. Isso porque ela traz diversos benefícios para os empreendedores. 

MEI nada mais é que um registro exclusivo para autônomos ou empresários que iniciam um novo empreendimento. Ao contrário do que muita gente imagina, a abertura de um MEI não é tão complexa e traz diversos benefícios para o empreendedor. 

Neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens do MEI e quais são os impactos que ele traz para a nossa rotina profissional. 

Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Anúncios
Publicidade

Cobertura previdenciária do INSS

O empreendedor que faz o registro no MEI garante a cobertura previdenciária do INSS. Isso significa que ele tem direito a vários benefícios, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade. 

A lista de benefícios é atrativa, tanto que o número de  formalização como Microempreendedor Individual aumentou em Minas Gerais. Para se ter uma ideia, diariamente, cerca de 570 registros são feitos por profissionais que desejam mudar de vida e ter seu negócio próprio. 

Publicidade

Emissão de notas fiscais 

Outro ponto positivo do MEI é que o profissional é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Agora, você pode fazer emissão de notas fiscais, solicitar a abertura de uma conta empresarial e ter direito a empréstimo com vantagens exclusivas. 

O pagamento do empréstimo pode ser feito em até 24 meses, e o dinheiro é depositado em sua conta em até um dia útil. O mais interessante é que o valor pode ser quitado com as vendas do seu negócio. Além do empréstimo, o MEI pode solicitar maquininhas e outros serviços que impactam diretamente no sucesso do seu negócio. 

No PagBank você consegue pedir créditos a partir de R$ 300 reais. É uma boa opção, especialmente no início do negócio, uma vez que é necessário comprar materiais para garantir os primeiros clientes. 

Publicidade

A abertura da conta PagBank é bem simples e pode ser concluída em poucos minutos. Basta fazer o download do aplicativo que está disponível na App Store e no Google Play. 

Veja mais em: 

Isenção de impostos 

Uma das principais vantagens do MEI é que os impostos são fixos e o pagamento é feito mensalmente. É fundamental deixar claro que os valores alteram conforme o modelo de atividade de cada profissional. Além disso, o MEI está isento dos seguintes impostos: CSLL; COFINS; IRPJ e IPI.

Publicidade

Após a formalização, você não precisa fazer a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). A regra vale somente para os empreendedores que se enquadram nas regras específicas. 

A ausência de burocracia é outro fator que não pode ser ignorado quando falamos dos benefícios de ser MEI. Além da isenção de impostos, é possível emitir boletos e ainda garantir benefícios que influenciam em sua qualidade de vida, como salário-maternidade. 

Após descobrir quais são as vantagens de ser MEI, acesse esse artigo e aprenda como fazer o seu registro agora mesmo, sem burocracia e em poucos minutos.