MEI: vantagens em ser um microempreendedor individual

Benefícios de abrir uma MEI: salário-maternidade, auxílio doença, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez e muito mais. Saiba a seguir como abrir a sua.



Anúncios



Anúncios

As vantagens de ser MEI

MEI

Você já é MEI ou está querendo se tornar um? Saiba que existem diversas vantagens para quem é microempreendedor individual.

Por muito tempo diversos microempreendedores foram obrigados a atuar na informalidade, visto o custo para se montar uma pequena empresa no Brasil.

No entanto, após a criação do MEI, essa realidade foi se tornando cada vez mais distante, e hoje diversos empreendedores podem desfrutar das vantagens oferecidas para quem tem um CNPJ.

São vários os benefícios, que vão desde acessos financeiros até a possibilidade de comprar um carro zero quilômetro com descontos. Ademais, o microempreendedor também pode contratar empréstimos com taxas bem menores.



Anúncios



Anúncios

Entendendo o desconto na compra do carro 0 km

As montadoras de veículo recentemente estão dando descontos que chegam em até 30% do valor do veículo para quem tem registro de MEI.

Sendo assim, o desconto é dado por meio do abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que também é estendido para outras modalidades de empresas.

Dentre as concessionárias que estão dando essa possibilidade estão a Chevrolet, Volkswagen, Fiat e Renault por exemplo.



Anúncios


Veja também:


Como o MEI pode garantir este desconto?

Garantir este desconto é muito simples. Basta apresentar o cartão do CNPJ no ato da compra. Mas, é preciso antes de efetivar o negócio saber se a concessionária possui as políticas de vendas especiais para sua empresa.

Geralmente o valor dos descontos é bastante variável, podendo ir de 2,5% até 30%. Sendo que tudo dependerá de como o veículo será usado pelo seu negócio.

Entretanto, se você está pensando em comprar o veículo com desconto para revendê-lo, é importante saber que isso não é possível. Pois, o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) estipula que é necessário ficar ao menos um ano com ele.

Lembrando também que o desconto só é válido para veículos 0 km. Portanto, se o interesse é comprar um carro seminovo ou usado, você não conseguirá obter o desconto.

Programa Juro Zero para MEI

Além da vantagem em obter descontos em carros novos, o MEI também conta com o Programa Juro Zero, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo do programa é oferecer financiamentos sem nenhuma taxa de juros para alavancar o seu negócio. Os valores vão de R$ 1 mil até R$ 20 mil, sendo que podem ser pagos em até 36 meses.



Anúncios

Contudo, por enquanto o programa abrange somente o Estado de São Paulo, sendo destinado exclusivamente aos MEIs. Ademais, o interessado não pode ter nenhuma restrição cadastral.

Um ponto positivo é que você tem carência para começar a pagar, porém, é feito uma análise prévia para verificar se o negócio está realmente alinhado ao programa.

Dessa forma, o crédito precisa ser usado em atividades que fortaleçam a atuação da empresa como aquisição de maquinários, ferramentas e até mesmo capital de giro.

O que é necessário para acessar esse programa?

Conforme já antecipamos, uma das exigências do programa é ser MEI. Portanto, se você se enquadra nessa exigência, basta acessar o site do Sebrae e fazer o cadastro.

Feito isso, você terá que ir até uma unidade do Escritório Regional do Sebrae-SP munido do Certificado de conclusão do programa Super MEI, Certificado da condição de MEI, cópia simples do cartão do CNPJ e a última declaração anual (DANS SIMEI).

Também será necessário levar os seus documentos pessoais como cópia autenticada do RG e CPF e o comprovante de endereço atualizado. Depois é só esperar a aprovação e usar o empréstimo de forma consciente.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.



Anúncios