Veja como evitar prejuízos financeiros nas compras de fim de ano

Com a aproximação do Natal e o crescimento na euforia de final de ano, aumentam também a quantidade de golpes, sendo que os mais comuns são estelionato, elevação nos valores de compras e sites piratas.

Publicidade
Anúncios

Compras de Natal

Compras de fim de ano

Mais um ano se passou. Entramos finalmente no último mês de 2021. Dezembro é um mês onde todas as pessoas estão mais propensas a confraternizar e presentear as pessoas que amam. Afinal, o espírito natalino entra dentro de todos corações.

Entretanto, muitos golpistas se aproveitam dessa sensibilidade para aplicar fraudes nesta época. Por isso, todo cuidado é pouco para não cair em golpes como estelionato, elevação nos valores de compras e sites piratas.

Como as fraudes mudam constantemente, a melhor maneira de se prevenir é se manter informado, usando o cartão de crédito com cautela e não fornecendo senhas e operações bancárias para desconhecidos.

CARTÃO BTG+
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BTG+

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Um cartão de crédito com um cashback inovador
Você permanecerá no site atual

Golpes comuns nesta época do ano

De acordo com o advogado Rafael Sampaio, os tipos mais comuns de fraudes no final do ano são estelionato, elevação nos valores de compras e sites piratas. Vale destacar que elas mudam constantemente e por isso é preciso ter atenção.

Anúncios
Publicidade

A melhor maneira para lidar com fraudes é se informar sobre o assunto e ter bastante cuidado no momento de usar o cartão de crédito. Até porque, nessa reta final de ano, os golpistas intensificam a sua atuação.

Se você ver um produto que esteja muito mais barato que o normal, desconfie. É incomum ter um preço tão baixo, pois pode se tratar de uma fraude como sites piratas que na maioria das vezes possuem um visual idêntico a sites oficiais.

Publicidade

“Os criminosos gostam de usar datas como Black Friday e Natal para aplicar esses golpes justamente porque boa parte da população está buscando por melhores oportunidades de compras e mais tentativas de economizar. Por isso esses grupos conseguem aplicar golpes com facilidade”, esclarece Sampaio.


Veja também:


Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor garante proteção em golpes tanto nas compras feitas em ambientes físicos, quanto em ambientes virtuais. Entretanto, quando se trata de um golpe, não há muito o que fazer.

Rafael Sampaio destaca que se o cliente não possuir familiaridade com as lojas virtuais, o melhor a se fazer é comprar em uma loja física, evitando realizar o pagamento com PIX ou cartão virtual, caso não se sinta seguro.

Publicidade

Além disso, se você já chegou a cair em um golpe, o melhor a se fazer é cancelar imediatamente todos os seus cartões e procurar a delegacia especializada da sua cidade para abrir um Boletim de Ocorrência.

Vale esclarecer, que sempre o melhor caminho é a precaução. Afinal, se você tomar alguns cuidados, evitará cair em alguns golpes que apesar de novos, podem se assemelhar com golpes já conhecidos.

Cuidados necessários para evitar prejuízos

O principal cuidado que você precisa ter em compras online é sempre se certificar de estar dentro de um ambiente seguro para comprar. Por isso, priorize as compras entrando no App oficial do banco e jamais clique em links divulgados em redes sociais.

Publicidade

É pelas redes sociais, assim como por mensageiros, que os criminosos costumam atuar de maneira mais intensa, pois criam uma personalização tanto do site quanto da rede, muito idêntica com o site original.

Um outro cuidado que você precisa ter também é não comprar marcas desconhecidas. Pois, por mais que pareçam baratas elas podem ter uma durabilidade muito inferior, e no final das contas o barato sai caro.

Além disso, não compre em sites que você não conhece. E se a compra for feita por marketplace, veja se o fornecedor já é conhecido, quantas vendas ele já realizou pela plataforma e qual a avaliação que possui.

Com cautela é possível se prevenir de muitos golpes. Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos nas suas redes sociais.