Quais são os principais vilões do orçamento? Descubra neste post!

Dinheiro sempre acaba antes do final do mês? Entenda como pequenos gastos podem ser os principais causadores da sua escassez de renda.

Publicidade
Anúncios

Quais são os principais vilões do orçamento?

Vilões do orçamento

Todo mês ao receber o seu salário, ele simplesmente desaparece e você fica sem entender onde foi parar o seu dinheiro?

Isso acontece com diversos brasileiros. Afinal, nossa renda já é apertada, e se não tomarmos cuidado, ela é corroída pelos vilões do orçamento.

Você já ouviu falar deles? Pois é, os vilões do orçamento são aqueles gastos que embora pareçam pequenos acabam com o nosso dinheiro.

E é sobre eles que vamos falar neste post. Então continue por aqui só mais três minutinhos.

Anúncios
Publicidade

Quem são os vilões do orçamento?

Você alguma vez sentiu uma vontade imensa de comer um lanche ou uma pizza numa quarta-feira? Bem provável que sim. 

Então, como era início de mês e o lanche só custava R$ 30, você decidiu que não tinha porque se privar disso. Afinal, você estava com vontade.

Publicidade

Aqui está respondida a pergunta. Os vilões do orçamento são aqueles gastos que normalmente não damos valor, mas que acabam com nosso ordenado.

Eles podem ser um lanche, uma pizza, uma camiseta, um creme. Enfim, são produtos que poderíamos não ter consumido naquele momento.

Geralmente eles não possuem um valor alto, e é por isso que são vilões. Afinal, quando se trata de um produto com valor mais elevado, tendemos a ponderar melhor sobre o consumo.


Publicidade

Veja também:


E o que fazer para eliminar os vilões do orçamento?

Se o seu orçamento está apertado, evite comprar qualquer produto de vestuário a menos que isso seja extremamente necessário.

Além disso, corte a alimentação fora de domicílio. Esse é o principal vilão do orçamento. É um pastel aqui, uma pizza ali e quando vemos estamos sem dinheiro.

Publicidade

Claro que uma vez ao mês, você pode deixar programado para se dar esse luxo. Mas, tenha bastante moderação para não se apertar.

O ideal é que você procure ao máximo fazer compras no supermercado para comer dentro de casa. Ah, e não se esqueça de tomar cuidado com o supermercado também.

Afinal, lá estão diversos vilões do orçamento. É um danete, um danone, um salgadinho, refrigerante que não são necessários e que acabamos comprando.

Esses itens também são responsáveis por acabar com a nossa renda mensal. E por isso devem ser evitados de toda forma.

O ideal é que antes de ir ao supermercado, você faça uma listinha com somente os itens necessários, e siga-a à risca, não comprando nada que estiver fora dela.

Procure marcar criteriosamente todas as suas saídas

Para você evitar que os vilões do orçamento acabem com seu dinheiro comece a marcar tudo o que você gasta.

Publicidade

E assim que identificar um gasto que poderia ser evitado, coloque na frente dele “ladrão de orçamento”. Aos poucos você vai começar a identificar vários ladrões de orçamento.

Publicidade

Quando colocamos essa palavra ladrão, acabamos repudiando-a. E é justamente essa a intenção. Com o tempo você vai repudiar esses gastos desnecessários.

Isso vai exigir uma grande dose de disciplina da sua parte, mas vá procurando mês a mês eliminar os ladrões de orçamento, até eles simplesmente desaparecerem.

Abra uma conta digital e evite o gasto do dinheiro em espécie

Outro ponto importante para você economizar mais é abrir uma conta digital. Afinal, quando o dinheiro se torna troco, muitas vezes não damos valor para ele.

Já se as compras forem sempre feitas por um cartão de débito, isso não acontece. E além do mais, fica mais fácil visualizar os nossos gastos. Inclusive, há contas digitais como do PagBank onde o dinheiro rende 100% do CDI, somente em ficar parado na conta.

Desse modo, enquanto você não usa o dinheiro, ele ainda rende um pouquinho para você. Por isso, mesmo que você receba em dinheiro, evite gastar em dinheiro.

Publicidade

Coloque todo o valor em um banco digital que não possui custo de mensalidade, e passe imediatamente a identificar os ladrões de orçamento.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.